Carmen Carlet e Valéria Andrade são formadas em jornalismo pela PUC/RS. Atuam em assessoria de comunicação com ênfase para as áreas empresarial e cultural.

Ampro-RS

VONPAR DEFENDE PARTICIPAÇÃO DAS AGÊNCIAS PROMOCIONAIS EM TODO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Deise Dornelles, Gerente de Comunicação e Marketing da Vonpar, arrancou aplausos dos profissionais de marketing promocional que participaram do ‘Programa Sinergia’, no Sheraton Hotel. Durante o encontro promovido pela Associação de Marketing Promocional Capítulo RS (Ampro RS), Deise relatou que a Vonpar tem procurado inserir as agências de marketing promocional desde o início do planejamento das ações de comunicação. ‘É preciso que todas as pontas interajam de forma integrada. É uma evolução”, afirmou destacando que esse formato otimiza o processo e traz resultados mais efetivos.

Na verdade, essa é uma antiga reivindicação do setor que defende a adoção de agências de marketing promocional fixas, assim como são as de propaganda. De acordo com Eliete Quadros, presidente da Ampro RS, este formato possibilita a participação no planejamento estratégico das campanhas, resultando, obviamente, em ganho ao cliente. Segundo dados da Ampro RS 82% das empresas de grande porte do Brasil já inserem os profissionais de promoção em seus planejamentos estratégicos.

Guilherme Rimoli, diretor da Duetto, ao abrir o encontro apresentou números que dão conta do desenvolvimento do setor. Em 2011 a estimativa é que o crescimento fique na ordem de 15% em relação ao desempenho de 2010 – quando o marketing promocional movimentou mais de R$ 33 bilhões.




MARKETING PROMOCIONAL DEBATE INVESTIMENTOS DA VONPAR NO SETOR
A Associação de Marketing Promocional Capítulo RS (Ampro RS) promoverá no próximo dia 29 de agosto mais uma edição do ‘Programa Sinergia’. Depois de ter consolidado a aproximação com o mercado publicitário, em 2010, nesta segunda fase, o foco está sendo a troca de conteúdo e experiências com o cliente do marketing promocional.
O próximo encontro abordará investimentos, evolução e importância do marketing promocional dentro da comunicação do grupo Vonpar. Para falar sobre o assunto foi convidada Deise Dornelles, Gerente de Comunicação e Marketing.
Eliete Quadro, presidente da Ampro RS, afirma que a realização do projeto em seu segundo ano com a presença de grandes marcas nos debates consolida a força da entidade e mostra a crescente importância do marketing promocional dentro de todos os setores da economia, seja na iniciativa privada como também na administração pública. Segundo estimativas da entidade este mercado movimenta mais de R$ 33 bilhões ao ano no Brasil.

Data: 29 de agosto de 2011 (segunda-feira)
Horário: 12:30 horas
Local: Sheraton Hotel
Informações: rs@ampro.com.br ou fone: 3235-4405



LEI DAS LICITAÇÕES EM DEBATE
A Associação de Marketing Promocional Capítulo RS (Ampro RS) promove dia 25 de julho mais uma edição do ‘Programa Sinergia’. Desta vez o tema promete muita discussão, pois estará em pauta a Lei Federal nº 12.232, de 29 de abril de 2010, que dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade prestados por intermédio de agências de propaganda.

O artigo segundo desta Lei diz que atividades tais como realização de eventos, entre outros, devem ser contratadas por meio de procedimentos licitatórios próprios, não podendo ser incluídas nos contratos de publicidade. Porém, na prática, essa lei ainda não é cumprida por algumas prefeituras, que preferem renovar contratos com agências, em vez de realizar novas licitações com base na regra atual.

Para debater com as agências do marketing promocional foram convidados Flávio Dutra, supervisor de comunicação social da Prefeitura de Porto Alegre, Giuliano Thadeu, coordenador de Comunicação do gabinete do prefeito José Fortunati e a coordenadora de publicidade, Aline Kusiak.

Eliete Quadro, presidente da Ampro RS, afirma que essa aproximação com o poder público objetiva tornar mais produtiva a relação entre os dois lados, pressupondo otimização de custos e tempo além do aprofundar o planejamento de conceitos e linhas de comunicação com resultados efetivos. Segundo a dirigente, a Lei 12.232 ocasionou grande alta no valor das verbas licitadas pelos governos em todas as esferas. Apenas para se ter uma idéia entre maio de 2010 e abril deste ano, os valores licitados chegaram a mais de R$ 1 bilhão, totalizando 318 concorrências, destas, 228 por prefeituras municipais.



O CLIENTE NO FOCO
A Associação de Marketing Promocional Capítulo RS (Ampro RS) promoverá no próximo dia 27 de junho mais uma edição do ‘Programa Sinergia’. Depois de ter consolidado a aproximação com o mercado publicitário, em 2010, nesta segunda fase, o foco está sendo a troca de conteúdo e experiências com o cliente do marketing promocional.
O primeiro encontro abordará a evolução e importância do marketing promocional dentro da comunicação do Shopping Iguatemi. Para falar sobre o assunto três convidadas: Nailê Santos, gerente geral, Cláudia Teixeira e Carolina Toledo, gerente e coordenadora de marketing.
Eliete Quadro, presidente da Ampro RS, afirma que a realização do projeto já rendeu visibilidade para a entidade e maior aproximação com o mercado publicitário mostrando que o marketing promocional é feito, hoje, por empresas que estão preparadas para gerenciar verbas com profissionalismo e competência. Segundo estimativas da entidade este mercado movimenta mais de R$ 40 milhões ao ano no Brasil.

Data: 27 de junho de 2011 (segunda-feira)
Horário: 12:30 horas
Local: Sheraton Hotel
Informações: rs@ampro.com.br ou fone: 3235-4405