Carmen Carlet e Valéria Andrade são formadas em jornalismo pela PUC/RS. Atuam em assessoria de comunicação com ênfase para as áreas empresarial e cultural.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LEVANTAMENTO TRAÇA O MAPA DAS AGÊNCIAS GAÚCHAS

SINAPRO/RS LANÇA GUIA DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA
• PUBLICAÇÃO INÉDITA É FERRAMENTA PARA INTEGRAÇÃO DOS MERCADOS



Chega ao mercado uma publicação pioneira: o Guia das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul. Uma iniciativa do Sindicato das Agências de Propaganda do RS (SINAPRO/RS) que disponibiliza, através de projeto editorial, um mailing list completo das agências que operam no Estado e são filiadas à entidade.

Segundo o presidente do SINAPRO/RS, João Firme de Oliveira, o levantamento constitui uma ferramenta importante para a integração e proximidade de mercados, balizando perfis de agências em cada região do Estado a partir de suas especificações cadastrais. “Por isso mesmo, uma peça relevante para empresas e organizações focadas no segmento publicitário gaúcho, com atuação em âmbito local, regional ou até mesmo nacional”. Paulo Leônidas, tesoureiro, complementa lembrando que este produto editorial traz um pouco da história do sindicato ao longo de sua caminhada, bem como de todas as entidades ligadas à atividade.

O Guia traz ainda um panorama da atuação do SINAPRO/RS e os serviços que presta aos associados. Atualmente o Sindicato possui entre seus afiliados 12% de agências que operam no Rio Grande do Sul – onde há um total estimado em 500. Esta publicação é, inclusive, o primeiro passo para uma forte campanha de fortalecimento do sindicato e retomada do seu papel representativo dentro do mercado. Entre os planos a serem implementados até o final de 2012, está a contratação de um instituto de pesquisa para fazer um raio X do mercado apontando os caminhos futuros de investimentos e crescimento; aquisição de uma sede própria; interiorização, através da Caravana da Propaganda; maior participação institucional em eventos do setor e um grande jantar para marcar o Dia Mundial da Propaganda, em dezembro. Além disso, o SINAPRO/RS contratará uma agência para criar uma campanha de novos sócios.


GAÚCHO FOI PRIMEIRO SINDICATO NO BRASIL


O Sindicato gaúcho foi o primeiro a ser implantado no país, em 1979, o que traduz sua trajetória e larga experiência. Ancorado na Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO) e com uma proposta de atuação lado a lado com os demais sindicatos do país, o SINAPRO/RS vem impulsionando um cotidiano de realizações em prol da regulamentação e da ética profissional. Com um olhar também ao crescimento e desenvolvimento do mercado publicitário gaúcho, o Guia das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul abre espaço para uma abordagem sobre a parceria do SINAPRO/RS com outras entidades representativas do cenário publicitário local, por considerar esta integração um forte impulso em prol do setor.